Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2011

A importância do networking para a carreira profissional

 

A importância do networking para a carreira profissional 

A concorrência no mercado de trabalho em todas as áreas revela um cenário de que o profissional que sai da universidade não garante um bom emprego somente com o diploma. É necessário ter cursos de línguas - somente o inglês também não basta -, pós-graduação, saber trabalhar em equipe, mostrar aptidão para liderança de grupos e, é claro, fazer um bom networking. 
O “networking” começou há mais de duas décadas a tomar espaço nas preocupações dos homens de negócios brasileiros. Também conhecida como rede de relacionamentos e construída a partir da vontade e da disciplina de quem sabe que esta é uma fortíssima ferramenta de marketing pessoal.  Baseada no auxílio mútuo e na indicação ou apresentação de produtos e/ou serviços, este mecanismo de interligação profissional se mantém entre as pessoas, seja no âmbito profissional, pessoal, político, ou com qualquer outro objetivo. 
Fala-se muito em empregabilidade que nada mais é do que a capacidade de se colocar rapidamente no mercado de trabalho. Em qualquer profissão, em especial nas que têm exigência de qualificação mais elevada, o networking é fundamental.
Para fazer uso correto do networking, é importante ter organização e disciplina para cumprir algumas tarefas indispensáveis, em que destaco para  que você possa refletir mais sobre cada uma delas:
Busque conhecer novas pessoas e fazer novas amizades.
Seja proativo em seus contatos, multiplique-os demonstrando real interesse pelas pessoas.
Telefonar às pessoas, mesmo sem motivos específicos. Parabenizar as pessoas por ocasião de datas importantes. 
Telefonenas ocupam mais tempo, mas podem ser mais eficientes caso já haja um contato prévio ou um grau de intimidade maior.
O uso da rede de relacionamentos sempre traz resultados, mas quando demonstramos afeto em nossos contatos, os resultados tendem a ser ainda melhores.
Ter uma agenda completa e atualizada das pessoas que você conhece.
Guardar em um fichário ou arquivo apropriado os cartões de visitas que recebe, anotando no verso deles informações que tempos mais tarde lhe possibilite identificar a origem / ocasião da obtenção daquele cartão.
Manter os cartões das pessoas que deixaram de ser seus colegas de trabalho.
Manter as pessoas de sua rede de contatos a par de suas mudanças de endereços, telefones, empregos ou atividades.
Manter atualizado o cadastro eletrônico de sua rede de contatos.
Marque sua presença em eventos profissionais, sociais e congressos. Procure se aproximar de pessoas desconhecidas ou pouco conhecidas. Circule, não fique em um só grupo todo o tempo.
Não recuse convites para participar de palestras, aulas, grupos de estudo.
Não se constranja em pedir ajuda, porém, aja com naturalidade e objetividade. Não seja inconveniente quando precisar da ajuda de quem quer que seja. 
Networking ou marketing pessoal não é autopromoção, uma confusão comum quando se trata desse assunto. 
Diga sempre, por favor, por gentileza, e não se esqueça de agradecer.
Não faça comentários desfavoráveis sobre colegas de trabalho e, principalmente, sobre ex-empregadores.
Adotar uma postura de confiança e livre de preconceitos, superando defesas e tendo disciplina. 
Ter consciência de que em “rede” muitas vezes temos um duplo papel, muitas vezes indicamos, outras, somos indicados.
Em seus contatos profissionais procure enfatizar seus pontos fortes, tente esquecer os fracos, eles não lhe ajudam. Faça isto de forma simpática para não parecer inconveniente.
Lembrar-se de que a informação é a fonte de realização da rede de relacionamentos e o acesso constante, garante o sucesso de sua utilização.
Manter a sua reputação intocável, visto que, todo relacionamento se baseia em confiança mútua. 
Ao sair de casa ou do escritório certifique-se que seu porta cartões está adequadamente abastecido.  Tenha sempre cartões de visita em mãos. Ao dar seu contato, forneça dois cartões. Se a pessoa gostar do seu serviço e comentar com outra, terá também um cartão a mais para dar.
Poderia indicar muitas outras dicas para um networking eficaz, mas prefiro continuar essa reflexão reportando-me a uma frase: “Nenhum homem é uma ilha” (atribuída ao filósofo Teilhard de Chardin). A meu ver, esta frase explica com muita clareza a importância do networking e mesmo sem saber, já o praticamos muitas vezes seja ajudando ou sendo ajudado por alguém da nossa rede de contatos.
Acredito que a sedimentação é a chave para este instrumento de extremo valor profissional, porque é dele que surgem as boas alternativas para a recolocação no mercado, para a divulgação de produtos e serviços e para fortalecimento da visibilidade profissional.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário