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sábado, 25 de junho de 2011

Veja como trabalhar na área em que se formou

Ter um diploma de graduação não garante que você fará carreira na mesma área. Saiba como vencer os desafios


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Algumas competências como pontualidade e eficiência são consideradas importantes para quaisquer profissionais

Se há 20 anos o diploma de graduação era garantia de emprego, hoje as possibilidades de trabalho na área de formação são cada vez mais difíceis. De um lado, por causa da concorrência do mercado de trabalho. Do outro, pela variedade de oportunidades em áreas correlatas, bem como pela busca de autonomia financeira. Saiba, no entanto, como adaptar-se às mais diversas situações e garantir o sucesso profissional.

 

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Atualmente muitas pessoas buscam empregos que não estão relacionados à área de formação e alegam que possuem diversas capacidades e conhecimentos adquiridos em diversas outras experiências. Dentre outras motivações que levam os profissionais a buscarem diferentes postos de trabalho estão as eventuais crises no mercado, que exigem que os profissionais desenvolvam habilidades nem sempre próprias de seus estudos.

 

O problema, entretanto, é que alguns profissionais ficam frustrados de ter que partir para outra área que nem precisaram estudar para atuar. Com um mercado de trabalho abarrotado, muitos profissionais abrem mão de seguir sua carreira para se adaptar e conseguir um emprego para se sustentar.

 

Nesse novo panorama o trabalhador precisa ter em mente que é preciso lutar por um lugar no mercado de trabalho e que empregabilidade é a capacidade que ele tem de se sincronizar com o cenário atual. É importante também saber que “carreira” não é mais um conceito ligado ao que foi estudado na graduação apenas, mas também adquirir novas habilidades para se inserir em uma empresa.

 

A capacidade de adaptação é considerada pelos recrutadores um aspecto determinante na hora de selecionar um candidato para uma vaga, pois a carência dessa habilidade pode ser prejudicial. Confira alguns outros aspectos que são considerados atrativos tanto para quem deseja atuar em uma área diferente da que estudou como para quem quer trabalhar na mesma área de formação:

 

# Competências básicas 
Gerais: Ler e entender, seguir instruções e saber se comunicar estrategicamente 
Interpessoais: Habilidade de comunicação e empatia

 

# Competências superiores 
Gerais: Resolução de problemas, habilidade de aprendizado, pensamento criativo e inovador, ser ativo nas tomadas de decisão, organizar, planificar e saber lidar com tempo, dinheiro, materiais e recursos humanos 
Interpessoais: capacidade de análises e síntese, riqueza verbal, desenvolver juízos práticos e de senso comum

 

# Características e habilidades emocionais 
Gerais: trabalhar sem supervisão, pontualidade e eficiência, gerar confiança, flexibilidade e capacitação de se adaptar a novas situações 
Interpessoais: trabalho em equipe, atender bem ao cliente, atitude positiva diante o trabalho, segurança e auto-estima, entusiasmo e motivação, assim como disciplina e controle.


Fonte: Universia Brasil

 

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