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quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cuide da sua postura profissional e prospere na carreira!

Por Silvana Lages

O mundo corporativo tem passado por inúmeras mudanças nos últimos anos. As organizações têm se dado conta de que uma estrutura organizacional bem planejada e profissionais qualificados já não são mais artigos de luxo, mas sim essenciais no desenvolvimento e crescimento da empresa.

O capital humano tem sido muito valorizado, e aí vale questionar: a minha postura no trabalho tem correspondido aos anseios da empresa? Tenho contribuído para o meu sucesso e o dos que trabalham comigo?

Como a tarefa de conseguir as respostas para estas perguntas pode não ser das mais fáceis caso você esteja fazendo uma autoanálise, resolvi reunir três dicas simples para você começar a mudar sua postura dentro do ambiente profissional e alcançar melhores resultados a partir disso. Acompanhe.

  1. Deixe os problemas pessoais em casa - é verdade que não dá para separar 100% trabalho de vida pessoal. Porém, profissionais com uma postura louvável sabem que o rendimento no trabalho não deve ser prejudicado por causa de problemas pessoais. Você pode comemorar suas alegrias pessoais com os colegas do trabalho e até mesmo compartilhar seus problemas, porém cuidado para não ultrapassar os limites. Evite passar horas falando da sua vida pessoal e queixando-se de seus problemas; foque-se no que traz resultado, a execução de suas atividades, e ganhe pontos na avaliação de sua postura;
  2. Seja um profissional elegante - falar alto demais no ambiente corporativo, sair da mesa o tempo todo para pegar um cafezinho, fazer fofoca, usar o telefone para conversas particulares e comentar notícias que você viu na internet e que não têm nada a ver com o seu trabalho depõem contra sua postura profissional. Seja elegante e siga confiante na sua batalha por uma postura mais adequada;
  3. Tome cuidado com seus e-mails - a linguagem que utilizamos em um bate-papo informal com nossos colegas não deve ser a mesma que usamos quando enviamos um e-mail profissional para esse mesmo colega. E-mails são documentos, e a forma como você se expressa por meio deles também entra na contabilidade da sua pontuação em termos de postura. Assim, evite usar gírias, não extravase demais seus sentimentos em relação a um cliente, por exemplo, e atente-se para as regras gramaticais. Por mais que você não domine todas as regras escreva com cuidado e revise tudo antes de enviar. Português é sempre importante!

Leve essas dicas em consideração, assuma uma postura de confiança, mostre suas habilidades e construa uma boa caminhada na sua organização. Seu sucesso depende muito de você!

 

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