Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Intuição ainda vale mais do que BI para executivos tomarem decisões

Intuição ainda vale mais do que BI para executivos tomarem decisões

(http://cio.uol.com.br/gestao/2009/01/13/intuicao-ainda-vale-mais-do-que-bi-para-executivos-tomarem-decisoes)

Thomas Wailgum , CIO

Publicada em 13 de janeiro de 2009 às 14h59

Mesmo com os terabytes de informações armazenadas nas empresas, ainda faltam ferramentas eficientes para gestão desses dados

A intuição tem influenciado as decisões de pessoas e de negócios há séculos. E, aparentemente, essa capacidade ainda sobrevive como uma ferramenta de negócios dentro dos ambientes corporativos.

De acordo com um recente levantamento da Accenture, quase metade (40%) dos principais decisões corporativas são baseadas na intuição dos executivos. A consultoria ouviu mais de 250 profissionais, em julho de 2008, a respeito do uso e do investimento que as organizações realizam em análise de negócios para continuarem competitivas.

Dos entrevistados que disseram que suas companhias tomam decisões baseadas mais em julgamento do que em análise de negócios, 61% deles afirmaram que não têm fontes de dados disponíveis e só cerca de 55% disseram que suas decisões mesclam fatores qualitativos e subjetivos. Além disso, outros 23% dos respondentes informaram que a quantidade insuficiente de conhecimento dos empregados representa uma barreira para a organização. E outros 36% relataram que as empresas encaram uma falta de talentos com capacidade analítica.

O fato de 61% dos entrevistados dizerem que não têm dados disponíveis quando precisam tomar decisões é assustador, tendo em vista  os terabytes de informações internas e de clientes armazenadas na maior parte das organizações hoje em dia. E também, claro, representa um indicativo do péssimo estado da gestão de dados dentro das empresas.

O levantamento da Accenture aponta ainda que 39% dos entrevistados informarm que a pouca capacidade da TI representa o maior desafio e outros 27% afirmaram que existe uma falta de habilidade para compartilhar informações por toda a organização..

Assim, as ferramentas de business intelligence, análise de resultados e previsões começam a ser convidadas a participar da festa. Para surpresa da área de TI!

Um recente levantamento do Aberdeen Group levantou porque as companhias têm dificuldade em conseguir informações confiáveis e como as ferramentas de BI e análise ajudam nesse cenário. “Muitas organizações gastam meses e demandam custos significativos para obter os relatórios e as possibilidades de análise que o BI promete. E só para descobrir que diferentes versões da verdade existem sem qualquer caminho para definir qual é a realidade ou formas de aprimorar as informações”, enfatiza David Hatch.

A principal descoberta do estudo da Aberdeen foi totalmente previsível, uma vez que 36% dos entrevistados disse que tem interesse em transformar as decisões baseadas em instinto para as definidas por fatos reais.

Para confirmar isso, 72% dos executivos ouvidos pela Accenture disseram que estão trabalhando para melhorar suas ferramentas de análise de negócios e de BI. Isso porque, dois terços desses profissionais reconhecem que seus instrumentos para tomar decisões são falhos e querem melhorar isso.

Washington Grimas

Nenhum comentário:

Postar um comentário