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terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Você sabe o que é Co-Branding? Co.O quê?

Você sabe o que é Co-Branding? Co…O quê?

De forma simples, podemos dizer que é a união de duas empresas para divulgar ou fortalecer uma determinada marca ou produto. Por exemplo, compre um carro da marca “Tal” e ganhe uma TV de LCD da marca “X”. O objetivo do co-brading, é somar e agregar valores das marcas que estão envolvidas na parceria, refletindo em qualidade para o cliente que tende ficar com uma ótima percepção das empresas parceiras. 

Para ampliar a nossa compreensão sobre o co-brading, vamos de forma lúdica, citar alguns conhecidos ditos populares que nos ajudará a entender melhor o assunto. Afinal, a voz do povo é a voz de Deus, certo?

Para começar, quando é que 2 são realmente melhor do que 1? Calma, não estamos falando de namoro, embora seja uma excelente resposta, a intimidade dos casais, o namoro no portão e...opa! Pode parar por aí. O objetivo desse texto é o mundo empresarial, a parceria de marcas em busca de resultados melhores. Até podemos chamar de “namoro empresarial”, mas a questão é: O que leva uma marca a se associar a outra? Ou de uma maneira mais popular, que vantagem Maria leva ao vincular sua marca com outra?

As vantagens para a Maria podem ser muitas, como por exemplo: Uma rápida injeção de qualidade e experiência do parceiro de co-branding para a outra marca/produto, ou, conquistar novos clientes que são fiéis a uma das marcas e agora, provavelmente, passarão a comprar da marca associada também, ou ainda, os clientes criarão um novo valor da sua marca (de preferência um valor positivo), além é claro, de maiores possibilidades de lucros, investimentos compartilhados, etc. Assim, parece fácil transferir os valores e conceitos de uma marca forte no mercado para qualquer outra marca, certo? Calma, nada de colocar os burros na frente da carroça. Na teoria, e muitas vezes na prática também, a união faz a força, mas no mundo empresarial a União faz mesmo é açúcar, há, há, há... Essa foi péssima, eu sei, mas foi a única chance que tive de encaixá-la nesse texto.

Voltando ao assunto, dizem por aí que duas cabeças pensam melhor do que uma, isso é verdade, é o famoso trabalho em equipe. Então, isso quer dizer que se uma empresa quiser tomar leite fresco, é só colocar a sua vaca na sombra de uma marca forte e bem sucedida, e tudo dará certo?

“Nananinanão”. Infelizmente a vida não é esse mar de rosas, e como tudo tem dois lados, é claro que o co-branding também tem. Pra começar, temos a incerteza do que o consumidor irá pensar dessa parceria de marcas ou produtos, e isso tanto pode ser positivo quanto negativo. Estar exclusivamente aliado a alguma marca ou produto, sacrifica outros relacionamentos, talvez até algo muito mais rentável do que o atual. Outro grave problema é a acomodação das partes envolvidas, é o conhecido cachorro de dois donos morre de fome, e os concorrentes não ficarão parados diante de tamanha força, farão de tudo para se igualarem, e se o fizerem, deixará as empresas parceiras, em maus lençóis, porque isso significará que ele fez sozinho o que as outras só conseguiram fazer em conjunto, olha a força que essa empresa possui agora, e se sociedade se desfizer, o que as empresas associadas irão fazer? Porque, nada dura para sempre, agora, imagine se uma empresa apostou todas as suas fichas na nova parceria que acabou de entrar, tudo está dando certo, os lucros aumentando, e de repente, uma das marcas “quebra”, declara falência, ou se envolve num grande escândalo... já pensou?

É... essas possibilidades existem, e se existem, uma hora acontecerão. Por esses e outros motivos, às vezes, é melhor estar sozinho do que mal acompanhado. Por outro lado, no jogo, só ganha quem aposta. Mas como cuidado nunca é demais, e aqui, o tal do diga-me com quem andas que eu te direi quem és, não se aplica de maneira muito simples. Cabe a cada um calcular os riscos e possibilidades de seus investimentos.

E no fim, percebemos que, tudo na vida tem 50% de chances de dar certo, e sempre que possível, prefira ver o copo meio cheio ao invés de meio vazio, e claro, que cada um tem o seu próprio modo de ver, analisar os fatos e administrar o seu negócio, e esse é sem dúvida o tempero mágico que dá esse sabor todo especial ao mundo do Marketing, e deixa sempre a gente com aquele gostinho de quero mais!

E não se preocupe com o que os outros dizem, pois tem muita gente que está sempre torcendo contra tudo e contra todos, só para no final dizer, eu não te avisei que isso não iria dar certo?

 

 

 

 

Washington Grimas

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